
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
O Criciúma perdeu a segunda partida consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro para o Athletico Paranaense na noite desta quinta-feira, dia 10, na Ligga Arena, em Curitiba (PR), pelo placar de 2 a 1. Os gols da partida foram marcados por Alan Kardec e Palacios para os donos da casa e Marcelo Hermes para o Tigre.
Com o resultado, o time carvoeiro está em último lugar na tabela, com dois jogos e duas derrotas e nenhum ponto somado. Enquanto o Furacão assumiu a liderança da competição nacional, com duas partidas e duas vitórias e soma seis pontos. Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Athletic Club na quinta-feira, dia 17, às 20 horas, no estádio Heriberto Hülse. Já o Athletico Paranaense encara o Cuiabá na terça-feira, dia 15, às 19 horas, na Arena Pantanal.

Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
Primeiro tempo
Início “lá e cá”
A primeira chance da partida foi do Tigre, aos cinco minutos de jogo, após Popó escorar a bola para Diego Gonçalves. O atacante carvoeiro cruzou para dentro da pequena área do Furacão, mas a bola foi afastada pela zaga. A resposta Atleticana veio aos nove minutos com o cruzamento do lateral Palacios na cabeça de Alan Kardec. O atacante do Furacão testou sem força e direção.
Aos 12 minutos, em jogada ensaiada de falta, Castán ficou perto de abrir o placar na Ligga Arena. Na hora da finalização, o zagueiro do Tigre foi travado por Palacios. Três minutos depois, o Athletico deu nova resposta com Velasco cruzando rasteiro para dentro da área carvoeira, mas o goleiro Kauã afastou o perigo. O goleiro do Tigre fez mais uma defesa aos 20 minutos, no chute de Luiz Fernando de fora da área.

Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.
“Água mole em pedra dura…”
Um dos jargões mais famosos do futebol se faz valer com o Tigre aos 22 minutos, quando o Furacão furou o bloqueio do arqueiro do Criciúma. Alan Kardec subiu sozinho no meio da zaga e testou de cabeça para o fundo da rede, fazendo 1 a 0 para o Athletico.
O Tigre sentiu o gol e teve dificuldades para chegar novamente ao ataque. Sem muita criatividade, as ações ofensivas pararam no goleiro Mycael, que não correu riscos.
Luiz Fernando perdeu duas
Quem esteve mais perto de balançar as redes novamente foi o Athletico. Aos 40 minutos, Luiz Fernando recebeu cruzamento de Velasco, cabeceou como manda a cartilha e só não foi pra galera pois Kauã fez mais uma grande defesa.
Prestes a estourar o tempo regulamentar, o artilheiro do Furacão foi pifado por Velasco mais uma vez, porém, chegou atrasado para bater e a bola foi para linha de fundo, determinando que o primeiro tempo encerraria com o 1 a 0 no placar.
Segundo tempo
O comandante do Criciúma não fez alterações no intervalo e o Tigre retornou com o mesmo time para o segundo tempo.
O Athletico iniciou apertando o Tigre na segunda etapa, com dois escanteios nos cinco minutos iniciais. O time comandado por Zé Ricardo só conseguiu chegar na área atleticana aos 10 minutos, com cruzamento de Talisson, que foi cortado pela zaga.
O jogo esfriou dali em diante e só Habraão gerou emoções nos momentos seguintes, cabeceando para fora aos 17 e aos 26.
Apagado no jogo, o Criciúma conseguiu empatar na bola parada. Popó sofreu falta na frente da área e Hermes empatou com um golaço na cobrança, aos 30 minutos.

Marcelo Hermes comemorando o gol de empate do Tigre. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.)
Quando o cenário parecia ser favorável ao Criciúma, com vaias da torcida local ao próprio time, o Athletico fez o segundo. Aos 39 minutos, Kauã fez um milagre após cobrança de escanteio, mas Palacios pegou o rebote sozinho e fez o gol da vitória atleticana.
Sem muito tempo para reação, a equipe carvoeira pouco criou e viu a última chance da partida ir embora após Diego Gonçalves finalizar para fora, aos 49 minutos.
Ficha técnica para Athletico x Criciúma
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 2ª rodada.
Data: Quinta-feira, dia 10 de abril de 2025.
Local: Ligga Arena, Curitiba (PR)
Horário: 19 horas.
Público: 15.390.
Renda: R$ 267.355,00
Gols: Athletico: Alan Kardec (22'T'1) e Palacios (39'2'T) (CAP); Marcelo Hermes (30'2'T) (CRI).
Cartões Amarelos: Léo e Patrick (Athletico) e Castán e Rodrigo (Criciúma)
Arbitragem: O árbitro Paulo César Zanovelli da Silva (MG) comandou a partida. Ele foi auxiliado por Ricardo Junio de Souza (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG). O quarto árbitro foi do Paraná, Kleber Ariel Gonçalves Silva. Na cabine do VAR, esteve o árbitro Adriano de Assis Miranda, com o auxiliar Alberto Poletto Masseira.
Athletico: Mycael; Palácios, Habraão, Léo e Fernando; Felipinho (Patrick), Raul e Zapelli (Giuliano); Velasco (Isaac), Alan Kardec (Renan Peixoto) e Luiz Fernando (Falcão).
Técnico: Maurício Barbieri
Criciúma: Kauã; Léo Alaba, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade (Hudson), Morelli (Jonatha Robert) e Fellipe Mateus (Juninho); Talisson (Gabriel Barros), Diego Gonçalves e Werik Popó (Neto Pessoa)
Técnico: Zé Ricardo
Fonte: Engeplus